sábado, 23 de abril de 2011

Sexta-feira santa com mamãe

Hoje faz praticamente duas semanas que iniciamos o movimento “Eu quero VLT em Salvador”, eu e duas pessoas que possuem blogs sobre o assunto (http://mobsalvador.blogspot.com/ e http://pregopontocom.blogspot.com/).

E estes dias têm sido muito intensos, dedicação prioritária ao movimento “Eu quero VLT em Salvador” em reuniões presenciais e ações de divulgação na internet. Resolvi aproveitar o dia de hoje para descansar e almoçar com mamãe uma maravilhosa moqueca de peixe com feijão de leite e arroz doce, perfeita!

Quando conversamos perguntei-lhe se ela sabia do movimento social que eu estava participando e ouvi que não entendia o que eu estava fazendo.

Comecei a explicá-la sobre o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na av. Paralela, passei o vídeo do youtube que mostra situação na França e, ao final, ela me disse:
- Ah! o bostético do apresentador de televisão que dá tapa na mesa falou mal do bonde, disse que era coisa de maluco.
- Provavelmente ele deve ter amizade com os donos dos ônibus, minha mãe.
- E o prefeito de Salvador já viu este filme?
- Não sei, minha mãe. Mas com certeza ele sabe que o VLT é o melhor para a cidade de Salvador, apesar disso apóia o corredor de ônibus. Ele diz que é por causa da Copa em 2014, mas sabe também que isso não é verdade.
- E vai dar tempo de estar pronto o bonde para a Copa em 2014?
- Tudo indica que sim, minha mãe. E se não der não há problema, estima-se que vamos receber 40.000 visitantes enquanto que no carnaval recebemos 800.000 e tudo funciona bem.
- Olhe, meu filho! Eu não agüento mais estes ônibus como estão e o engarrafamento da cidade. O bonde é melhor, meu filho. Coloque meu nome aí neste abaixo-assinado para o Governador ver.

Me emocionei!

Assine aqui o manifesto em favor do VLT.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

70 Km de engarrafamentos na saída de Salvador

Registrou-se hoje, quinta-feira, 70 km de engarrafamento de carros e ônibus na saída de Salvador. Isso demonstra que a matriz de transporte do Estado da Bahia está equivocada, privilegiando veículos particulares e ônibus ao invés de transporte sobre trilhos (Metrô, VLT e trem). 

Por esta e outras razões é que defendemos o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na av. Paralela. Veja reportagem do jornal A Tarde sobre o engarrafamento.
SP, cidade de carros, melhor seria ter transporte sobre trilhos.

Eu quero VLT em Salvador


Assine aqui o manifesto de apoio ao VLT em Salvador

Saiu na imprensa

A campanha "Eu quero VLT em Salvador" caiu no gosto popular. As pessoas pararam de imaginar que o corredor de ônibus - modelo proposto pelos empresários de ônibus e apoiado pela prefeitura de Salvador e por políticos que não enxergam um palmo além da Copa de 2014 - já estava decidido. Sorte nossa a prefeitura não ter capacidade financeira de bancar o projeto o que nos leva a refletir sobre que tipo de administradores temos para a cidade de Salvador.

Vejam como a sociedade baiana já diz em alta voz: "Eu quero VLT em Salvador":


- Vereador Gilmar Santiago - Porque o VLT é melhor para Salvador
             Excelente conteúdo, parabéns Vereador Gilmar Santiago. Texto completo, clique aqui.

"... O que está em disputa não é apenas saber se é BRT ou VLT. Acredito não restar dúvida que o sistema ferroviário, transporte sobre trilhos, é a melhor opção. Mas saber isto é só o começo. A questão é como gerir as transformações na direção da cidade sustentável.

 O lobby que as empresas de ônibus fazem em prol do BRT, inclusive financiando publicações, visa nos oferecer mais do mesmo. O VLT pode representar não apenas mudança na paisagem, quem sabe aproximando Salvador da imagem da tradicional cidade de bondes como foi até há algumas décadas.

Os veículos leves sobre trilhos para transporte em massa de passageiros são muito mais baratos que os metrôs e tem muitas vantagens em comparação ao sistema de ônibus sobre rodas.

Tal como está sendo vendido o BRT é o velho e conhecido ônibus, transporte sobre rodas, com algumas melhorias. Os maiores interessados nesta solução, naturalmente, são os donos das empresas de ônibus. É preciso que os demais interesses da cidade sejam postos na mesa e feita uma avaliação adequada de como vamos gerir todo o sistema, de modo a garantir investimentos nos lugares certos..."

- Vereadora Andréa Mendonça pede que Secretário avalie o VLT
              A matéria é antiga, mas demonstra que a Vereadora Andréa Mendonça defende o transporte sobre trilho há tempo. Parabenizamos também a Vereadora Andréa Mendonça pela excelente atuação de divulgação dos benefícios do VLT nas redes sociais. Veja a matéria.

- Senador Walter Pinheiro apóia o VLT há tempo
              Parabenizamos o Senador Walter Pinheiro que apóia o VLT publicamente há muito tempo, com farta declaração sobre o tema em toda a mídia. Leia o texto.

- Vereadora Marta Rodrigues, Presidente do PT municipal, quer o VLT.
              “... (O VLT) é uma modalidade que traz muito mais vantagem. Além da questão do meio ambiente (é menos poluente), a integração intermodal com os trens, metrô e ônibus é feita de uma maneira mais eficiente."   Texto completo.

- Deputado Yulo defende o VLT
              Sugeriu que a Campanha da Fraternidade defenda como alternativa de mobilidade urbana para Salvador a utilização do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), em detrimento do sistema BRT (corredores de ônibus). Acesse o conteúdo.

- Turma de arquitetura 2011 - UFBA - Saibam do BRT/VTL 
             Muito bom material explicativo sobre o tema, bastante explicativo. Ao final, o cartaz da campanha "Eu quero VLT em Salvador". Esparamos ver este cartaz publicado nos murais de todos os centros de estudos de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho. Acesse o blog.

Acesse o manifesto em defesa do VLT em Salvador para que possamos desfrutar de transporte sobre trilhos de qualidade. Leia, assine aqui e participe deste movimento que enxerga Salvador muito além da Copa de 2014, já temos 2.800 assinaturas em quase duas semanas de coleta.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Cuiabá, um exemplo a ser seguido por Salvador.


Cuiabá se libertará do ônibus como principal meio de transporte urbano e adotará o transporte sobre trilhos baseado no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Está evidente que lá está se pensando na mobilidade urbana da cidade para décadas, diferentemente de alguns políticos de Salvador que não conseguem enxergar um palmo além da Copa de 2014. Eu quero VLT em Salvador!


Assine o manifesto em apoio à implantação do VLT em Salvador e Lauro de Freitas.

Fazendo a coisa certa

Excelente comentário publicado no jornal A Tarde (19 de abril, caderno 1, folha 2) enfatizando os acertos do Secretário de Planejamento do Estado, Zezéu Ribeiro. Entre as abordagens, o autor Paulo Azevedo cita as mazelas do BRT e as vantagens do VLT para a cidade de Salvador:


  

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vídeo bastante elucidativo, você vai dizer: "Eu quero VLT em Salvador"


Agora, assine o manifesto da campanha "Eu quero VLT em Salvador".

Transporte sobre trilhos (Metrô/VLT) em Salvador, atraso a recuperar

Fizemos uma pesquisa na internet referente a algumas das cidades mais bem equipadas do mundo quanto à mobilidade urbana de massa e encontramos o transporte sobre trilhos como sua essência.

Mapa do Metrô de Barcelona.

Mapa do Metrô de Londres. 

Mapa do Metrô de Paris.

E pesquisamos o mapa do Metrô de Salvador (encontrado na internet como se realmente existisse).

Agora, imagine se um turista chegasse aqui em Salvador com o mapa do Metrô nas mãos e encontrasse isso:

Não queremos mais ônibus, queremos transporte de qualidade: "Eu quero VLT em Salvador". Participe ativamente desta campanha, o momento é crítico e decisivo, não deixe que os interesses políticos e empresariais vençam a modernidade, a lógica, a decisão ecologicamente correta, o conforto, a eficiência etc. A primeira grande dificuldade é vencer a desesperança, vencida a desesperança cabe vencer o desconhecimento, vencida a desesperança e o desconhecimento fica fácil conquista voluntários para a causa do VLT e do Metrô. 


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Matérias interessantes:

domingo, 17 de abril de 2011

Passagem mais barata com o VLT do que com o corredor de ônibus

A guerra de preços e de nervos entre os grupos empresariais que defendem a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e do Bus Rapid Transit (BRT) teve lances interessantes após as declarações do diretor-presidente T’Trans, Massimo Giovina-Bianchi, segundo o qual o preço da passagem do VLT pode ser "até 10 vezes mais barata do que a de do BRT.
 
Segundo Bianchi, a tarifa do VLT nas cidades americanas, como Dallas e Denver, custa entre US$ 0.48 e US$ 1.88, respectivamente. Enquanto a passagem do BRT, nas mesmas cidades, é de US$ 4.15 e US$ 2,6, respectivamente. 

Os dados foram apresentados durante entrevista coletiva concedida hoje pelos representantes da T'Trans, logo após reunião com o governador em exercício, Chico Daltro (PP), e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP). 

A diferença nas passagens está relacionada ao tempo de troca da frota, sustenta o diretor da T'Tran. Isso porque, o tempo útil do ônibus do BRT é, em média, de sete anos, enquanto o VLT dura até 30 anos. "O custo da compra desses ônibus e da manutenção estará embutido nas passagens e é o cidadão que paga", assegura. 

O  estudo comparativo entre o VLT, BRT e Diesel Multiple Unit (DMU), que seria o VLT movido a diesel, foi outro lance interessante na guerra de nervos que vem sendo travada nos bastidores entre "veeletistas e beerretistas". 

Ele deu todas as garantias de que o VLT é o sistema mais adequado para Cuiabá e afirmou que o corredor de ônibus está ultrapassado. 

Além disso, garante Massimo Bianchi, o VLT seria até 30% mais rápido do que o BRT, pois o sistema de trilhos tem vantagem no tempo de parada dos ônibus. Outro aspecto levado em consideração é a capacidade de passageiros em cada um dos veículos. O ônibus tem comporta apenas 163 passageiros, enquanto o trem consegue chegar a 500 pessoas. 

O VLT também é de fácil acesso e tem sistema automatizado, com a opção de aumento na capacidade de passageiros, pois possui sistema de acoplamento, podendo acrescentar até dois bondes. 

O empresário apresentou as vantagens do sistema de trilhos atestando a seguridade do modal, principalmente, na redução de acidentes, devido à segurança na condução do veículo que possui um sistema que permite uma integração maior com o trânsito. 

Outro ponto positivo é a durabilidade dos ‘bondes’ do VLT que duram até 30 anos, enquanto os ônibus do BRT exigem a troca a cada sete anos, encarecendo ainda mais o sistema. Para Massimo, o sistema de corredor de ônibus possui a vantagem de servir como um alimentador do sistema estrutural de capacidade mediana. 

Por outro lado, os empresários que defendem a implantação do BRT garantem que a passagem não deve passar de R$ 1,00. No entanto, a informação foi quesitonada pelo deputado José Riva (PP), que alegou que estariam omitindo dados como a troca da frota, que deverá estar incluso.

Além disso, outro fato que deve ser levado em consideração é de que a obra do BRT, avaliada em quase R$ 500 milhões, deverá ser executada pelo Estado e repassada para uma empresa administrar. Enquanto, a construção do VLT deverá ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=169368   Por Alline Marques


Assine o manifesto em defesa do transporte público de qualidade na Região Metropolitana de Salvador